quinta-feira, 7 de julho de 2011

NOEL ROSAS

NOEL DE MEDEIROS ROSAS, compositor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro a 11 de dezembro de 1910 e faleceu na mesma cidade a 04 de maio de 1937.
Suas primeiras composições foram toadas e emboladas.
Frequentou o círculo boêmio dos compositores cariocas, ingressando no conjunto Flor do Tempo, depois, em 1929, o famoso bando dos Tangarás.
Morrendo ainda muito jovem, deixou mais de 200 (DUZENTAS) composições de autoria comprovada, sozinho ou em parceria com músicos famosos como Vadico, Sinhô, Ismael Silva, Lamartine Babo, Ari Barroso, entre outros.
Letrista de grande originalidade, NOEL ROSAS destacou-se pela combinação de lirismo e humor, que se reflete também no seu estilo interpretativo, marcado pela simplicidade.
Também grande melodista, são exclusivamente seus os sucessos de:
·         Com que roupa?
·         Gago apaixonado
·         Quem dá mais?
·         Cordiais saudações
·         Três apitos
·         Coisas nossas
·         Fita amarela
·         O X do Problema
·         Palpite infeliz
·         Último Desejo.
Como letrista é responsável por parte do sucesso de Feitiço da Vila, Feitio de Oração, Conversa de Botequim (todos de Vadico); O Orvalho vem caindo (de Kid Pepe): As Pastorinhas (de João de Barros) Pierrô Apaixonado (de Heitor dos Prazeres) Para me livrar do Mal (de Ismael Silva) e muitos outros.
Compondo nos gêneros mais diversos, NOEL ROSAS tem enorme discografia, nela figurando as gravações antológicas do próprio autor e de inúmeros intérpretes antigos e novos.

Transcrito por Marisa Alverga

Nenhum comentário:

Postar um comentário