CURIOSIDADES

  VOCÊ SABIA?

…as raízes de uma figueira chegam a aprofundar-se na terra mais de 125 metros.
…Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes (Europa e Ásia).

…nenhum pedaço de papel pode ser dobrado na metade mais de 7 vezes.

    Faça uma tentativa.

…a montanha mais alta no que respeita ao centro da terra, não é o Everest,                         mas sim o Chimborazo no Equador. Isto porque a terra não é perfeitamente esférica,         sendo o seu raio no Equador 21 Km maior que nos pólos, por causa da sua rotação.

…a palavra “fornicar” deriva do latim “fórnice”, que significa a curvatura interior de um arco,  já que era debaixo das abóbadas das pontes e vielas,  onde se podia alugar os serviços de prostitutas romanas.

…o mel é o único alimento que não se estraga.

Foi encontrado mel nas tumbas dos faraós egípcios,                                                                         que após ser saboreado pelos arqueólogos,foi declarado em condições de se comer.

…Amesterdão é uma cidade feita de pedaços. Ela é formada por 90 ilhas e conectada por 400 pontes.

…a pirâmide de Gizé foi construída de dentro para fora,                                                                                e as suas arestas indicam um ponto cardeal.

…os “Índios Sirionó” do Alto Amazonas, na Bolívia, não se importam de copular na frente de outras pessoas, mas morrem de vergonha e podem ser severamente punidos, se são surpreendidos a comer em público.

…a Coca-Cola seria verde, se não se lhe adicionassem corantes.

…ao falecer em 1865, e ao fazerem a autópsia a James Barry,  médico cirurgião do exército Inglês na Batalha de Waterloo, descobriram que era….mulher!

…Leonardo da Vinci podia escrever ao mesmo tempo com a mão direita e a esquerda!

…cada rei das cartas, representa um grande rei da história.

Espadas:                   

Rei David                   

Paus:

Alexandre Magno

Copas:

Carlos Magno

Ouros:

Júlio César

…em 27 de Agosto de 1896, estalou uma guerra entre a Grã-Bretanha e Zanzibar                 (agora parte da Tanzânia) e em que Zanzibar se rendeu ao fim de 38 minutos.

…para obter 1 Kg. de açafrão, é necessário colher um milhão de flores desta especiaria.

...as 10 montanhas mais altas do mundo estão na Ásia.

No entanto os 10 vulcões ativos mais altos, estão na América.

…Miguel de Cervantes Saavedra e William Shakespeare são considerados os expoentes mais importantes da literatura inglesa e espanhola respectivamente. Curiosamente, ambos morreram em 23 de Abril de 1616.

…porquê a Páscoa, muda anualmente de data?

Porque a Igreja Católica rege-se pelo dia que cai o domingo de Páscoa,                                              que é o domingo seguinte á lua cheia do mês de Nissan (o mês dos judeus)

…os búlgaros para dizer "Sim", movem a cabeça de lado a lado,                                                             e a para dizer "Não“, movem-na para cima e para baixo.

…o Pentágono tem o dobro de casas de banho do que o necessário.                                          Quando foi construído, a lei exigia uma casa de banho para negros e outra para brancos.

Postado por Marisa Alverga






AS PRIMEIRAS VÍTIMAS

BASTILHA – Hugues Aubriot, preboste de  Paris, construtor da Bastilha, foi a primeira pessoa ali aprisionada, sob acusação de heresia.
O TOURO DE BRONZE -  Périlo de Atenas fez um  touro de bronze para Falaris, tirano de Agrigento, peça preparada para  a execução de criminosos, que seriam encerrados no ventre do animal, sob o qual acendia-se fogo. Falaris admirou a invenção e testou-a em Périlo, que foi, portanto, a primeira pessoa a ser cozida até a morte dentro do horrível monstro.
CANHÃO – Thomas Montacute, quarto conde de Salisbury, foi o primeiro a usar o canha e foi, também, o primeiro inglês a ser morto por uma bala de canhão, em Tourelles, em 1428.
A RODA DE CATARINA – O inventor da Roda de Santa Catarina, máquina diabólica que consistia em quatro roda girando em direções diferentes, cada uma delas armadas com serras, facas e dentes, foi morto pela sua própria máquina, porque quando Santa Catarina foi amarada roda, os laços romperam-se, ela caiu e a máquina estourou em pedaços. Um desses pedaços atingiu o inventor ;  outras atingiram vários homens que o haviam auxiliado no trabalho e foram todos mortos.
GAIOLA DE FERRO – O Bispo de Verdum, que inventou a Gaiola de Ferro, pequena de mais para permitir que a pessoa ali confinada pudesse ficar de pé ou estender-se completamente deitada, foi o primeiro a ser fechado nela e o Cardeal de La Balue, que havia recomendado o aparelho ao Rei Luís VI, também foi ali fechado 10 anos depois.
MAIDEN – também chamada A VIÚVA, espécie de guilhotina inventada pelo regente Morton da Escócia, foi usada nele mesmo como primeira vítima.
SANTUÁRIO – Eutrópio induziu o Imperador Arcádio a abolir o benefício do Santuário, que tornava intocável o que fosse abrigado numa Igreja. Dias depois ele próprio cometeu um erro e correu a pedir asilo na Igreja mais próxima. São Crisóstomo disse-lhe que ele caíra em sua própria rede e Eutrópio foi morto.
CAÇADOR DE FEITICEIRAS  - Mattew Hopkins, o caçador de feiticeiras, foi julgado através  de seus próprios testes e levado à morte como feiticeiro.
MORTALHA DE FERRO – Ludovico Sforza, que inventou a Mortalha de Ferro, introduziu o sistema de ostracismo foi o primeiro a sofrer a morte através aquela horrível tortura.
OSTRACISMO – Clístenes, na Grécia, introduziu o sistema de ostracismo (votação para banimento registrada em cascas de ostras) e foi o primeiro a ser banido.

Postado por Marisa Alverga


 
24 COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE MORRER SEM SABER!!!


01 - O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
02 - Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
03 - Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
04 - Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos
que enterram nozes e não se lembram onde as esconderam.
05 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
06 - As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
07 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
08 - O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
09 - Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a
própria língua.
10 - Só um alimento não se deteriora: o mel.
11 - Os golfinhos dormem com um olho aberto.
12 - Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
13 - As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.
14 - O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
15 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
16 - O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
17 - O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
18 - É impossível espirrar com os olhos abertos.
19 - "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.
20 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
21 - Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se
reconhecer na frente de um espelho.
22 - Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
23 - 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William
Bonner no final.
24 - Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem este email, tentam lamber o
cotovelo.
Postado por Marisa Alverga
   
De: Osni Sá [mailto:osnisa@msn.com] 

Enviada em: domingo, 5 de setembro de 2010 13:12

Assunto: A SENTENÇA JUSTA

Nota 1000 para esse Juiz! 


            Veja que maravilha de despacho! 
VOCÊ SABIA?
 ...  Conta a lenda que em São Sebastião - SP - uma grande serpente não deixava os navios se aproximarem do Porto. Exconjurada por Anchieta o monsstro desapareceu, deixando a sua toca que ainda hoje existe;

... Os antigos egípcios  criavam gansos e patos, mas não conheciam galinhas, até que as primeiras foram importadas pelos romanos, cerca de 50 anos a.C. ;

... Os Jardins Suspensos da Babilônia nunca foram suspensos. Eram terraços formados por árvores e flores susentados por grandes arcos;

... A maior Igreja do mundo é a de São Pedro, no Vatiicano, e pode abrigar até 45 mil pessoas; 

...  Quando surgeriram a D. Pedro II a limitação da liberdade de Imprensa, ele respondeu: "Mas sem Imprensa livre quem me informará sobre os erros dos meus Ministros?" ;

... A maior flor das Américas é a Vitória Régia;

... Símbolo da Guerra Fria, destitu´pido em 1989: o Muro de Berlim; 
 
            SENTENÇA:

         A Escola Nacional de Magistratura incluiu,  na sexta-feira (30/6), em seu banco de sentenças, o despacho pouco comum do juiz Rafael Gonçalves de  Paula, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, em  Tocantins. 

           A entidade considerou de bom senso a decisão de seu associado, Mandando soltar Saul Rodrigues  Rocha e Hagamenon Rodrigues  Rocha,  detidos sob  acusação de furtarem duas melancias: 

           "DECIDO: 

           Trata-se de auto de prisão em flagrante   de Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha,   que foram detidos e m virtude  do suposto furto de duas (2) melancias. 

           Instado a se manifestar, o Sr. Promotor   de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados naprisão. 

           Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos:os ensinamentos de Jesus Cristo, Bud a e  Ghandi, o  Direito   Natural,  o princípio da insignificância ou bagatela, o   princípio

da intervenção mínima, os  princípios do chamado Direito alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão  de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em com -traposição à liberdade dos engravatados e dos  políticos
do mensalão deste governo, que sonegam milhões dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário 

Nacional)... 

           Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém. 

           Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário apesar da promessa deste presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz. 

           Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização européia,.... 

           Poderia dizer que George Bush joga bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra - e aí, cadê a Justiça nesse mundo? 

           Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade. Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir. Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo. 


           Expeçam-se os alvarás. Intimem-se. 



           Rafael Gonçalves de Paula
                Juiz de Direito 
           Palmas - Estado do Tocantins 

Postado por Marisa Alverga
                                                       

  VOCÊ  SABIA? 

 1. As telas do artista Vicent Van Gogh são das mais caras do mundo, embora ele tenha morrido na miséria.  

 2. As maiores moedas do mundo, já cunhadas, vêm da ilha de Yap, no Pacífico. Lá, o menor "trocado" media 22cm. As moedas de valor tinham até 3 metros de diâmetro. 

3. Os Tornados, geralmente,  giram no sentido dos ponteiros do relógio no hemisfgério sul, e no sentido contrário no hemisfério norte.  

4. Desde  1980 a estátua - símbolo do Rolls - Royce, "O Espírito do Êxtase" passou a dispor de um mecanismo que a recolhe para dentro do capô ao menor sinal de impacto do veículo. 

5. Nos 2000 anos de História dos combates de Sumô, só existiram 26 grandes Mestres.

6. O magistral violinista Paganini era conhecido  por ter comprado o seu talento ... vendendo sua alma ao diabo.

7. O povo yakut da Sibéria constumava realizar uma grande cerimônia em honra de um homem moribundo e então o enterravam vivo.

 x.x.x.x.x.x
A mitologia grega conta que Aquiles, filho do rei Peleu e da rainha Tétis, tinha um único ponto vulnerável: o calcanhar. Para torná-lo imortal, a mãe o mergulhou nas águas do rio Estige, o qual tinha o poder de transformá-lo num ser invulnerável. O problema, porém, é que a rainha segurou-o pelo calcanhar e, justamente nessa parte, a água não o tocou, deixando um ponto fraco.
       Durante a Guerra de Tróia, quando Aquiles já era          considerado um herói, foi atingido por uma flecha no calcanhar, atirada por Páris, que acabou matando-o. Daí, surgiu a expressão ‘o tendão de Aquiles’, muito usada para apontar a fraqueza de uma pessoa.

VOCÊ SABIA?

1.- Os músculos do coração têm força para forrar seu sangue a 10m de distância
2.- Os elefantes são os únicos animais que não podem pular
3.- O músculo mais forte do seu corpo é a língua
4.- O orgasmo de um porco dura 30minutos
5. Todos os ursos polares são canhotos
6. Os crocodilos não podem projetar a língua para fora do corpo
7.- As borboletas sentem o paladar do alimentos pelos pés
8.- Uma barata pode viver até nove dias sem a cabeça. E ela morre somente por não poder se alimentar após este período.
9.- Humanos e golfinhos são os únicos animais que fazem sexo por prazer
10.- Que o som que o pato emite (quack) faz eco pensar de muita gente dizer o contrário
11.- Cada rei em um jogo de baralho representa um personagem histórico:
            Espadas – Rei David
            Paus – Alexandre, o Grande
            Copas – Carlos Magno
            Ouros – Júlio César
12. ´E impossível espirrar sem fechar os olhos
13. Estrelas do mar não têm cérebro
14. A estátua de um soldado montado em um cavalo com as duas patas no ar significa que ele morreu em combate; Se o cavalo tiver apenas uma pata no ar, o soldado morreu em decorrência de ferimentos após o combate. Mas se estiver com as quatro patas apoiadas, significa que ele morreu de causas naturais.
15.- Mosquitos têm uma infinidade de dentes
16.- Thomas Édison tinha medo do escuro
17.- A palavra cemitério vem do grego KOIMATIRION que significa dormitório
18.- Na Inglaterra as pessoas não faziam sexo sem o consentimento do rei. Quando queriam ter filhos, solicitava a autorização real e eram obrigados a colocar uma placa do lado de fora da porta durantes as relações sexuais. A placa dizia...” Fornication Under Consent of the King” (F>U>C>:K) fornicação com o consentimento real. Esta é a origem da palavra.
19. Os colonizadores ingleses ao chegarem à Austrália deram conta de um animal que pulava alto e longe. Então perguntaram aos aborígines, por sinais e mímicas, a respeito daquele animal. Os aborígines responderam: Kan Ghu Ru. E o animal ficou conhecido no mundo inteiro com este nome. Mas o que os aborígines queriam dizer era “nós não entendemos vocês: Kan Ghu Ru.
20. Durante a histórica guerra civil americana, quando as tropas retornavam da batalha sem nenhuma baixa, era escrito e afixado para dar conhecimento a todos: “O Killede” – nenhum morto. Daí a expressão OK que significa que está tudo bem.



                                         Momento Manguaça Cultural

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).

Não basta somente beber, tem que conhecer!

O Museu do Homem do Nordeste é um museu brasileiro localizado na cidade de Recife. Fundado em 1979, foi criado a partir dos acervos do antigo Museu do Açúcar, do Museu de Antropologia e do Museu de Arte Popular. Fazendo parte do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, sua concepção museológica e museográfica foi inspirada no conceito de museu regional, idealizado pelo sociólogo-antropólogo Gilberto Freyre.

                                                                  x.x.x.x.x.x



 Viaduto de Millau:A Ponte mais alta do Mundo 

Pontiaguda, fina e elegante, a ponte, que pesa 290.000 toneladas apoiadas sobre sete gigantescos pilares, foi concebida principalmente para resistir aos ventos. Seus construtores garantem que pode agüentar ventos de até 250 km por hora.


No total, 3.000 pessoas trabalharam no projeto, que custou pouco menos de 400 milhões de euros. Erguida em tempo recorde de três anos, esta obra foi idealizada em 1987 e a primeira pedra foi colocada em dezembro de 2001.

DESCRIÇÃO

O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.

Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.

O viaduto tem aproximadamente o dobro da altura do viaduto Europabrücke, na Áustria, o mais alto até então. O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270 m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, USA, com 267 m sobre o Rio New. A Ponte Royal Gorge, no Colorado, tem uma plataforma com 321 m sobre o Rio Arkansas, mas é só para pedestres.



  •  Dados e informações:

 Data da construção: abriu em Janeiro de 2005
Altura: 343 metros
Largura: 2.460 metros
Número de trabalhadores: 500
Tempo de construção: 3 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos
Espessura da pista : 4.20 metros
Largura da pista: 32.05 metros
Peso da estrutura metálica: 36.000 toneladas:
Pilar mais baixo: 77 metros:
Pilar mais alto: 240 metros:




1. 25% do volume de uma maçã é ar. Por isso, ela faz um barulho crocante quando a mordemos – são os “colchões de ar” que se rompem.
2. Uma maçã tem 12 substâncias que previnem e combatem o câncer. Todas estão na casca.
3. Além de batizar os computadores mais famosos do mundo, a maçã McIntosh é uma das variedades mais comuns nos lanches escolares dos EUA.
4. A produção anual da China equivale a 39 anos de consumo de maçã no Brasil.
5. Nenhuma vez a maçã é citada na Bíblia como o fruto proibido. Aliás, a expressão “fruto proibido” também não está no Gênesis. Em latim, a palavra malum significa tanto "maçã" como "mal", o que pode ter originado essa tradição.
6. Não mastigue as sementes. No seu estômago, elas liberam cianeto. E ninguém sabe exatamente quantas sementes são necessárias para prejudicar sua saúde.

                                                                                x.x.x.x.x
 
             Dinheiro farto alimenta qualquer parte do mundo. Um caso desconhecido para nós ocidentais é o que está acontecendo no Cazaquistão, que para a maioria das pessoas começa sendo novidade saber que é um país. Em 1991 com o fim da União Soviética, Cazaquistão se tornou independente e o comunista Nursultan Nazarbaiev assumiu as rédeas, reelegendo-se periodicamente até hojquem reclamar, vai pra cadeia. Pois ele decidiu criar uma nova capital no meio das estepes soviéticas, e pasmem os leitores, ele próprio é o inspirador, arquiteto e fiscal das obras. Em Astana, este é o nome da nova cidade (que em cazaque quer dizer capital), ele mandou cunhar em ouro, na cúpula de uma torre de 97 metros de altura, o molde de sua própria mão. Diferentemente de Brasília, Astana não obedece a um conceito estético definido, transformando-a numa cidade de gosto duvidoso. É um enorme desperdício num país de enormes problemas sociais. Já foram gastos 7 bilhões de dólares no canteiro de obras e até uma sala de concertos em forma de barco está sendo construída. Com tudo isso a popularidade do presidente é muito alta, pois o povo vive iludido com a informação de que o Cazaquistão tem a maior reserva petrolífera da região do Mar Cáspio. De fato, com a construção de um oleoduto até o Mar Cáspio, as exportações de petróleo aumentaram, mas a explicação para tanto esbanjamento é mesmo um capricho do presidente.
Fonte: Revista Veja, de 25.10.2006




 
SE NÃO SABIA ...


*      Dos dedos da mão, o polegar tem mais força que os outros quatro juntos.

*      O principal ingrediente do vidro é a areia.

*      A 1ª cidade brasileira que foi elevada à categoria de Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, foi Ouro Preto.

*      A Carta de Pero Vaz de Caminha, foi um importante documento da História do Brasil que ficou ignorado até 1937.

*      Aliança. Por que  no dedo anular? Esse costume se originou na antiguidade, do fato dos antigos sábios afirmarem que existe uma veia que vai do dedo anular esquerdo ao coração.

*       A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, no Uruguai
Campeão: Uruguai, que disputou a última partida com a Argentina, vencendo pelo escore de 4 x 2.
 Foi na Copa de 1930 que FAUSTO foi consagrado como a MARAVILHA NEGRA.
Na Copa de 1930, o Brasil ficou em 6° lugar e o Presidente da República da época era Washington Luís e m 1930 nasceram Gilmar, Belini e Mauro, Campeões nas Copas de 1958 e 1962. Foi em 1930, também, que foi descoberto o Planeta Plutão; Carmen Miranda gravou seu primeiro disco, com a música “Taí” e a gaúcha Iolanda Pereira Souto foi eleita Miss Universo.


 ***


Sozinho espanhol constrói uma catedral

Justo Gallego, um ex-monge espanhol de 85 anos, dedica-se há meio século à construção da sua própria catedral em Madrid. Sem conhecimentos de engenharia ou arquitetura, com apenas alguns anos de ensino primário e aproveitando materiais de construção recicláveis
Don Justo é um modesto agricultor que todos os dias chega à obra por volta das 06h00, depois de recolher materiais do lixo. Em um terreno herdado dos seus pais, em Mejorada del Campo, nas proximidades de Madrid, está fazendo uma obra da sua fé católica, como diz ele. Don Justo era um monge e o fato de ter contraído tuberculose determinou a sua expulsão do mosteiro da Ordem Trapista onde residia
Com o dinheiro que obtém do aluguel e venda de outros terrenos herdados e também com alguns donativos privados, o octogenário tem surpreendido as autoridades locais. Com suas próprias mãos e contando ocasionalmente com a ajuda de especialistas e alguns familiares tem mostrado que mesmo sem a autorização das autoridades transformou sua obra no ícone da cidade. "Sinto-me lisonjeado ao ver o que consegui criar.
Agradeço a Deus", diz ao repórter da BBC.


***



PORTA DO NUNCA MAIS

Esta é a "Porta do Nunca Mais". Também chamada "Porta Sem Regresso", da Casa dos Escravos, na Ilha de Gorée, Senegal-África. Milhões de africanos foram transportados a partir deste forte, para uma vida de escravidão no Brasil, nas Caraíbas e na América do Norte. É bom que não esqueçamos esse momento horroroso da história. Ontem símbolo do terror, hoje recebe turistas e autoridades do mundo todo, que para lá vão, se emocionam e retornam às suas frias realidades.
A Porta do Nunca Mais é hoje um simples símbolo de uma das maiores idiotíces humanas: a escravidão negra.





 ***

No noroeste da República dos Camarões existe um lago que faz parte de uma cadeia de vulcões inativos.
Em 1986 uma nuvem de gás carbônico foi liberada pelo lago matando 1700 pessoas das vilas Kam-Nyos, Subum, Cha, entre outras.
A erupção foi precedida por fumaça e uma explosão fraca.Entre 9 e 10 da noite de 21 de Agosto de 1986 uma erupção maior foi acompanhada por um tsunami de 20 metros de altura.O lago continha altas concentrações de gás carbônico no fundo, que foi liberado pela erupção hidromagmática.Esse gás, que é mais pesado do que o ar, flutuou descendo a montanha, matando tudo em seu caminho.
Hoje, existe um mecanismo construído pelo homem, que regula a concentração de gás do fundo do lago, para tentar evitar que isso aconteça em eventos futuros.
Lago Wakatipu – Nova Zelândia
É nas suas margens que fica a cidade de Queenstown. conhecida como a capital dos esportes radicais. O lago tem águas cristalinas e o seu nível sobe e desce a cada 5 minutos, em uma maré para lá de estranha. 
Na lenda do povo nativo, os maoris, o fenômeno é atribuído às batidas do coração de um gigantesco monstro que habita as profundezas do lago.






***


 
LISTA DE COISAS QUE NÃO SABEMOS OU NÃO LEMBRAMOS... (Parte 1)




Os Três Reis Magos:
. O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
. O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
. O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:
1 - As Pirâmides do Egito
2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia
3 - O Mausoléu de Helicarnasso (ou O Túmulo de máusolo em Éfeso )
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria.
As 7 Notas Musicais:
A origem é uma homenagem a São João Batista, com seu hino :
Os Sete Pecados Capitais:
(Eles só foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo)
. Gula
. Avareza
. Soberba
. Luxúria
. Preguiça
. Ira
. Inveja
As Sete Virtudes:
(para combater os pecados capitais)
. Temperança.....(gula)
. Generosidade..(avareza)
. Humildade........(soberba)
. Castidade.........(luxúria)
. Disciplina.........(preguiça)
. Paciência..........(ira)
. Caridade...........(inveja)  



***


 UM MOSTEIRO NA BOCA DO VULCÃO

O Mosteiro Taung Kalat, está localizado no centro da Birmânia (Myanmar), mais precisamente no topo do Monte Popa. Impressiona o fato do mosteiro budista ter sido construído na boca de um vulcão.
A impressão que dá, é que ele pode ser lançado a qualquer momento, pois não se sabe ao certo se ele já foi extinto. Taung Kalat impressiona por sua beleza, localizado há 1518 metros do nível do mar, proporcionando uma vista incrível.
O mosteiro é um lugar de peregrinações para os habitantes do lugar, que sobem os 777 degraus que levam ao mosteiro. Os budistas consideram a montanha sagrada e dizem ser ali, a morada dos mais poderosos Deuses.




***


AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

1° - As Pirâmides do Egito: GIZÉ: Quéops-Quéfrem-Miquerinos
2º - Os Jardins Suspensos da Babilônia – construídos por Nabucodonozor em homenagem à sua esposa.
3° - A estátua de Zeus, em Olímpia.
4° - O Mausoléu de Helicarnasso
5° - O Templo de Diana, a Caçadora, protetora dos animais.
6° - O Colosso de Rhodes – estátua construída na Grécia na entrada do Porto e dentre suas pernas saiam os navios.
7° - O Farol de Alexandria – cidade do Egito -, uma tocha com mais de 100m para orientar os navegantes.






***




AS SETE MARAVILHAS DA PARAÍBA


Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras) – 6.198 votos – 4.74%
Igreja de São Francisco (João Pessoa) – 5.841 votos – 4.47%
Ponta do Seixas (João Pessoa) – 5.707 votos – 4.37%
Cristo Rei (Itaporanga) – 5.667 votos – 4.34%
Pedra de Ingá e as inscrições Itaquatiaras (Ingá) – 5.620 – 4.3%
Memorial de Frei Damião (Guarabira) – 4.983 votos – 3.81%
Vale dos Dinossauros (Sousa) – 4.740 votos – 3.63%






***




O MISTÉRIO DA ESCADA

Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos. Lá, um mistério que já dura 130 anos atrai fiéis e turistas. Destino: Capela Loretto.
Cerca de 250 mil visitantes por ano procuram a capela em busca de uma resposta. O que torna a capela diferente de todas as outras é que o personagem do suposto milagre ocorrido nela é uma escada.
“Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento”, explica uma visitante.
Quando a capela ficou pronta, no fim do século 19, as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior. Elas passaram nove dias rezando para São José, que era carpinteiro.
Um desconhecido bateu na porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.
Depois, o carpinteiro - que não usou prego nem cola para construir a escada - sumiu sem deixar vestígios. Nem esperou para receber o pagamento.
Uma lenda nasceu na cidade de Santa Fé, que passou a acreditar que o carpinteiro na verdade era São José, enviado por Jesus para atender as súplicas das feiras. Desde então, a escada passou a ser chamada de “milagrosa”, e virou ponto de peregrinação e atração turística.
“Há três mistérios aqui. O primeiro mistério é que não se sabe, até hoje, quem é o homem que construiu a escada, a portas fechadas. Segundo mistério: arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério: de onde veio a madeira? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região”, explica o porta-voz da igreja.
Um detalhe só reforçou a crença no suposto milagre: a escada tem 33 degraus, a idade de Cristo. O caso nunca foi investigado pelo Vaticano, mas a lenda ganhou vida. A cada ano, cerca de 200 casais escolhem a capela - e a escada - como cenário de casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário