domingo, 29 de janeiro de 2012

A PROPOSTA

                 Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para seus pais, que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.
Um dia, o pai lhe propôs:
               - Se você, meu filho, mudar o seu comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular de Medicina, lhe darei um carro de presente.

              Por causa do carro o rapaz mudou de atitude. Passou a estudar como nunca, e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse de obter um automóvel. O que não era nada bom
            O rapaz estudou com afinco e aguardou o resultado dos seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Fora aprovado no vestibular.     Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz abriu, emocionado, um pacote que o pai lhe dera. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou, visivelmente, decepcionado e nada disse.             
           A partir daquele dia a distância e o silêncio separaram pai e filho. O jovem sentia-se traído e agora lutava por sua independência. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus Universitário. Raramente mandava notícias à família.
          O tempo foi passando, e ele se formou, conseguiu um emprego num bom hospital, e se esqueceu completamente do pai.
         Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão.
        O velho, muito triste com a situação, não resistiu. Faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho, a Bíblia que tinha sido o último presente do pai, e que ele havia deixado para trás.
        De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, ao colocar a Bìblia numa estante, notou que havia um envelope dentro dela e, ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.    
       A carta dizia:
      "Meu filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você comprar um. Escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor,   a Bíblia Sagrada. Nela aprenderás os ensinamentos de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".
      Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto, não perdoando a si próprio.
      Como é triste a vida dos que não sabem perdoar!
      Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.
     Antes que seja tarde, perdoe aquele que você pensa que lhe fez mal.
    A vida é muito curta e não podemos perder tempo guardando remorso.
    Se olhar com cuidado, quem sabe você encontra um "cheque escondido",em cada adversidade da sua vida!   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário