segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


A REPUTAÇÃO


           Cansados de vagar sozinhos pelos infinitos caminhos da terra, encontraram-se um dia o Fogo, a Água e a Reputação. Satisfeitos com o encontro, um deles propôs, cordato:
           - Vamos viajar juntos?
           - Está combinado! Concordou o segundo.
           - Aceito, acudiu o terceiro.
           Começada a viagem em comum, cada um principiou a contar os seus feitos. O Fogo, que era dos três o mais velho, narrava a sua viagem celeste, o efeito das suas cóleras desesperadas, que tudo devastava, destruía.
           Erguendo a sua voz musical e suave, a Água falou de si própria, historiando a sua vida subterrânea, as  lágrimas que chorava comovida pelos olhos cegos das fontes e, finalmente, falou a Reputação, aludindo a dependência em que estava permanentemente, da vontade e do capricho dos outros.
           Os companheiros concordaram e o Fogo insistiu:
           - Combinemos, pois, o meio de nos encontrarmos, quando algum de nós se extraviar.
           E por sua parte explicou:
           - Quando não me encontrardes perto de vós, levantai os olhos e examinai o horizonte: onde virdes fumaça, que é minha filha, ide nesse rumo , que aí estarei.
           - Se eu me afastar de vós – informou, por sua vez, a Água – baixai os olhos à terra, examinando o solo. Onde notardes a Umidade, que é minha irmã, cavai nesse lugar que me encontrareis.
           Dito isto, olharam ambos à Reputação, interrogando-a:
           - E  vós, que sinal nos dás, para te procurarmos?
           A interpelada corou, confusa, tentando explicar:
           - A mim, quando vocês me perderem, não me procurem mais. E confessou, triste, com os olhos no chão: PORQUE AQUELE QUE ME PERDER, UMA ÚNICA VEZ, NUNCA MAIS ME ENCONTRARÁ!

Desconheço a autoria

Postado por MARISA ALVERGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário