quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA  MULHER

                                                                                      MARISA ALVERGA
 
A 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem  nascida em 1910, no 12° Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, 53 anos após a tragédia de 1857, ocorrida numa indústria têxtil, em Nova York, quando um grupo de operárias decidiu protestar contra salários irrisórios e excessiva jornada de trabalho, tentando reduzi-la de 16 para 12 horas. Como resposta às suas justas reivindicações, os empregadores incendiaram a fábrica e 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.
            Séculos de História nos falam da marginalização da mulher, a partir de Eva, sobre quem recai a culpa do pecado original. Mas, a História nos fala também de Anita Garibaldi, guerrilheira que se destacou na Guerra dos Farrapos! De Maria Quitéria de Jesus, símbolo da participação ativa da mulher nos destinos e na vida do Brasil! Sóror Joana Angélica, imolada em defesa do seu Convento! Rita Lobato,   a primeira mulher no Brasil formada em Medicina, em 1887! De Ana Nery, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá!  E a Bíblia cita Maria, escolhida pelo Poder Onipotente para ser a Mãe do próprio Deus! Haverá, por ventura, distinção maior? Maria é o símbolo perfeito da virtude e do amor ao próximo.
             A minha homenagem, porém, não é somente à Mãe de Deus ou às heroínas que povoam as páginas da História, ou, ainda, às Marílias de Dirceu, tão decantadas pelos poetas, mas reverencio as mulheres simples, anônimas, injustiçadas, que se escondem, quais humildes violetas, no recesso do seu lar! Que vivem em função de maridos e filhos! Que se levantam com o sol, no suave murmúrio da aurora e nunca sabem se no crepúsculo poderão repousar! Cozinheiras, babás, recreadoras, enfermeiras, educadoras, nutricionistas, decoradoras, além de mães e donas de casa, em constante luta com os números para controlar o orçamento doméstico! Que ostentam o pomposo título de Rainha, mas não são remuneradas pelos serviços prestados! Que não têm o direito de se irritar, perder a calma, reclamar ou sentir-se cansada, porque precisa ficar bonita para ser esposa e amante!
        Essa mulher escravizada pelo dever,    violenta- da nos seus direitos, que não dorme para velar o  sono dos outros, que canta para esconder o pranto; que troca a sua mocidade pela felicidade alheia e,  na   velhice, amarga as agruras da solidão!
              É a você, esposa e mãe, que reverencio no Dia Internacional da Mulher, entregando-lhe,  numa  homenagem simples, a flor colhida nos jardins da vida, com a minha  oração de amor, carinho, respeito       e admiração. E quando ...
                     O cansaço lhe fechar as pálpebras..
                     O seu sorriso se transformar em dor...
                     A música da sua canção se misturar às suas lágrimas...
                     Sua juventude se desfizer em solidão...       
                     Não terá você
                     Os aplausos do mundo,  
                     Mas, com certeza,  
                     Receberá as bênçãos de Deus.
 Guarabira, 05 de março de 2012
Marisa Alverga


De Vitor Hugo:
O HOMEM E A MULHER

O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono
Para a mulher um altar.
O trono exalta
O altar santifica.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem tem a supremacia
A mulher a preferência
A supremacia significa força
A preferência representa o direito
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter  no crânio  uma larva;
Sonhar é ter  na fronte,uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
O homem  é o templo
A mulher é o sacrário
Ante o templo nos descobrimos
Ante o sacrário nos ajoelhamos
Enfim, o  homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.

Postado por Marisa Alverga



UM DEFEITO INCORRRIGÍVEL DA MULHER 

            Quando Deus fez a mulher, já estava nas horas extras de seu sexto dia de trabalho. Um anjo apareceu e Lhe disse: Por que gastas tanto tempo com esta obra ? E o Senhor respondeu: Você viu minha  Folha de Especificações para ela ?
             Deve ser completamente lavável, porém não ser de plástico, ter mais de 200 partes móveis, todas arredondadas e macias e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa e sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho raspado até um coração ferido e fazer tudo isso com somente duas mãos;
            O anjo se maravilhou com os requisitos. “ Somente duas mãos... Impossível! E este é somente o modelo Standard? É muito trabalho para um só dia... Espere até amanhã para terminá-la, Senhor.”
            Não o farei, protestou o Senhor. Estou muito perto de terminar esta criação, que é a favorita de Meu próprio coração. Ela já se cura sozinha quando está doente e pode trabalhar 18 horas por dia. O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
 Porém a fizeste tão suave, Senhor!
             É suave, disse Deus, porém a fiz também forte. Não tens idéia do que pode aguentar ou conseguir.
             Será capaz de pensar? perguntou o anjo. 
            Deus respondeu: Não somente será capaz de pensar , mas também de raciocinar e negociar !  
 Então, notando algo, o anjo estendeu a mão e tocou a pálpebra da mulher... Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Lhe disse que estava colocando muitas coisas nela! 
  Isso não é nenhum vazamento... É uma lágrima“, corrigiu-o o Senhor.
Para que serve a lágrima? perguntou o anjo.
 E Deus disse: As lágrimas são sua maneira de expressar sua sorte, suas penas, seu desengano, seu amor, sua solidão, seu sofrimento e seu orgulho.
 Isto impressionou muito ao anjo.
  És um gênio, Senhor. Pensaste em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa!
Sim, ela é! A mulher tem forças que maravilham os homens. Aguentam dificuldades, carregam grandes cargas físicas e emocionais, porém, têm amor e sorte. Sorriem, quando querem gritar. Cantam, quando querem chorar. Choram, quando estão felizes e riem, quando estão nervosas.
 Lutam pelo que acreditam. Enfrentam a injustiça. Não aceitam não como resposta, quando elas acreditam que haja uma solução melhor. Se privam, para que sua família possa ter algo. Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir. Amam incondicionalmente.
Choram quando seus filhos triunfam e se alegram quando suas amizades conseguem prêmios. São felizes, quando ouvem falar de um nascimento ou casamento.
Seu coração se despedaça, quando morre uma amiga. Sofrem com a perda de um ser querido, mas são ainda mais fortes quando pensam que já não há mais forças. Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração ferido
Porém, há um defeito incorrigível na mulher :
 É que ela às vezes esquece o quanto vale !.
  • Homenagem à todas as mulheres, no mundo inteiro, no Dia Internacional da Mulher !
Desconheço a autoria.

Postado por Marisa Alverga

Nenhum comentário:

Postar um comentário